PORTUGUÊS PROF: LUCIVANE 6°B - 30/04


ATIVIDADES PARA 6º  ANOS – PORTUGUÊS – PROF. ª LUCIVANE REIS

OBSERVAÇÃO: abaixo você terá 3 atividades,você deverá copiá-las  em seu caderno, os textos e perguntas. Responda com atenção.

·         Leia o poema de Pedro Bandeira:
IDENTIDADE
   
   


     Às vezes nem eu mesmo
    sei quem sou.
    às vezes sou
    “o meu queridinho”,
    às vezes sou
    “moleque malcriado”.
    Para mim
    tem vezes que eu sou rei,
    herói voador,
    caubói lutador,
    jogador campeão.
    Às vezes sou pulga,
    sou mosca também,
    que voa e se esconde
    de medo e vergonha.
    Às vezes eu sou Hércules,
    Sansão vencedor,
    peito de aço
    goleador!


    Mas o que importa
    o que pensam de mim?
    Eu sou quem sou,
    eu sou eu,
    sou assim,
    sou menino.




·         Por dentro do texto:

1-    Quantas linhas há no poema?
2-    Como é formado o poema, quantos versos e quantas estrofes?
3-    Qual o nome do Autor ?
4-    A quem podemos atribuir a voz que fala no poema? Qual verso traz essa informação?
5-    Há no poema dois versos que estão entre aspas. Por que isso acontece?
6-    Em que situação o eu lírico é considerado “ meu queridinho” e em que é considerado “moleque malcriado”?
7-    No poema o menino fala que é rei, herói, caubói e mosca. Essas identidades fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê ?
8-    Podemos dizer que essas palavra estão relacionadas à identidade dele? Por quê ?
9-     E você se importa com o que as pessoas pensam de você?
10-  E você, o que gostaria de ser quando sente medo ou vergonha? Por quê?

·         O que é a Linguagem figurada? ( copiar no caderno)

 A linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado.
A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. Além disso, também serve para criar significados diferentes ou quando o interlocutor não encontra um termo adequado para o que deseja comunicar.
A interpretação da linguagem figurada pode depender do contexto de cada indivíduo, isto porque este é um tipo de linguagem não convencional que não se baseia nas normas usuais de comunicação.

1)      Imagine...
·         Carolina diz para a amiga: “Gustavo é uma gato”.
·         Gustavo comenta: “Carolina é uma gatinha”.
a)     O que cada um deles está querendo dizer?
b)     Gato gata, então, ganharam um novo sentido? Por quê?
2) 
·         O vento cochichava segredos no seu ouvido.
·         O menino cochichava segredos no ouvido da menina.
Uma dessas duas frases apresenta uma associação inesperada, pouco comum. Identifique-a e explique o que ela tem de novo.
3)     
·         Seu olhar queima.
·         O  sol queima.
a)     O que há de comum entre o olhar e o sol?
b)     Em uma das frases, o verbo foi usado em sentido figurado, não é “queimar” de verdade. Identifique-a, justificando sua resposta.
4)     
·         Joana tem olhos brilhantes. As estrelas brilham no céu.
·         Compare, numa frase, os olhos de Joana com as estrelas
a)     Usando a palavra “como”;
b)     Eliminando a palavra “como
_________________________________________________________________________
·      
___________________________________________________________________

PRODUÇÃO DE TEXTO
Reescreva o poema identidade de Pedro Bandeira substituindo os símbolos ■ por uma ou mais palavras dos quadros Considerando o sentido e Ritmo dos versos :extrovertido -tímido- calmo -agitado-corajoso -conciliador -briguento-organizado adolescente -criança




Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou
às vezes sou ■
às vezes sou ■
para mim
tem vezes que sou ■
herói ■
caubói ■
jogador■
às vezes sou ■
sou mosca também
que se esconde de medo e vergonha
às vezes sou Hércules
Sansão vencedor
peito de aço
goleador
Mas o que importa
o que pensam de mim
eu sou quem sou
eu sou eu
sou assim
sou■








Bom trabalho!! Você é muito especial para mim! Saudades!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA DE ARTES PROF: ANGÉLICA 8°A e 8°B - 15/05

MATEMÁTICA PROF: DINHA 8°A e 8°B - 18/05