CIÊNCIAS PROF: VALDEVAM 6°C - 28/04
CIÊNCIAS - PROF: VALDEVAN/6°
ANO C/ 28/04/2020
Não precisa copiar o texto (somente leitura)
1) ECOLOGIA: É uma ciência que se
ocupa em estudar as relações dos seres vivos entre si e destes com o seu
ambiente.
2) INDIVÍDUO: Apenas um único ser vivo, com
características próprias. Psiu!! Seres vivos não são apenas os animais, mas
também as bactérias, os fungos, as algas, os protozoários e as plantas também.
3) ESPÉCIE: A espécie é representada por um
conjunto de indivíduos com características semelhantes entre si, capazes de
intercruzar e ainda, de deixar descendentes férteis.
4) POPULAÇÃO: Conjunto de indivíduos, da mesma espécie, que habitam uma mesma área e se relacionam.
5) COMUNIDADE: Conjunto de populações viventes em
uma mesma área, com afinidades entre si e que se relacionam.
6) ECOSSISTEMA: Conjunto de comunidades de
determinada região, que se relacionam. Em um ecossistema temos fatores
interdependentes a seguir:
·
BIÓTICOS: São aqueles que trocam
matéria e energia com o meio. São representados pelos seres vivos em geral.
·
ABIÓTICOS: São aqueles que não
trocam matéria e energia com os seres vivos. Água, luz, temperatura, pH, ar,
gases, vapor de água, rochas, solos etc, são exemplos de fatores abióticos.
7) BIOSFERA: É o conjunto de todos os
ecossistemas do planeta Terra.
8) HABITAT: É o local mais provável de
se encontrar determinada espécie.
9) NICHO ECOLÓGICO: É o conjunto
de todas as atividades desempenhadas pelo ser vivo em seu habitat.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES
VIVOS
1. SOCIEDADE – Os indivíduos dividem o trabalho
entre si; organizam – se em castas (classes).
Vantagem: como há especialização em determinadas tarefas,
a população tem maior ganho evolutivo. Exemplos: sociedade das formigas, das
abelhas e dos cupins.
2. COMENSALISMO – A relação de troca é alimentar.
Apenas um dos indivíduos ganha. O outro não ganha, mas também não perde.
Exemplo: peixe rêmora e tubarão.
3. INQUILINISMO – A relação de
troca é por abrigo ou proteção. Apenas um dos indivíduos ganha. O outro não
ganha, mas também não perde. Exemplo: peixe palhaço e anêmona do mar.
4. SIMBIOSE – Ambos os indivíduos envolvidos ganham. Pode
ser:
·
Mutualismo: Quando há uma relação
de dependência direta para a sobrevivência. Exemplo: Líquens (associação de
fungo e alga).
Psiu!! Os líquens são bioindicadores da qualidade do ar,
assim são utilizados em análises ambientais.
6. PREDATISMO – Um indivíduo destrói o outro
fisicamente (mata!) para se alimentar. Exemplo: Cobra comendo rato, lagartixa
comendo gafanhoto.
7. PARASITISMO – Um indivíduo se instala no outro
e o prejudica fisicamente, sem necessariamente matá – ló. Exemplos: carrapatos
nos cães, piolho em seres humanos.
8.COMPETIÇÃO – Os indivíduos lutam entre si por
algum recurso. Apenas um ou os dois podem ser prejudicados. Exemplo: briga entre dois leões para copular
com uma fêmea.
QUESTÕES PROPOSTAS
1) Ao caminhar no parque da cidade em Feira de Santana, um
astuto (esperto) aluno do 6º ano da Escola JPI observou 05 crianças brincando
sobre um belo gramado. Junto dois cachorros participavam da brincadeira
farejando uma fileira com 50 formigas em pleno trabalho. Uma das crianças
segurava uma gaiola com 04 periquitos australianos que realizavam peripécias
nos poleiros. Mais um feliz dia no parque! Sobre a cena responda:
a) Quantos organismos são observados?
_______________________________________________________________
b) Quantas populações existem?
_______________________________________________________________
c) Quantas comunidades existem neste ambiente?
_______________________________________________________________
2) Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de
um ambiente onde vivem sapos e depois marque A ALTERNATIVA que contém os
números de componentes bióticos e abióticos, nessa ordem.
a) 6 e 7.
b) 4 e 8.
c) 5 e 7.
d) 6 e 6.
e) 4 e 8.
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