CIÊNCIAS PROF: VALDEVAM 6°C - 28/04


CIÊNCIAS - PROF: VALDEVAN/6° ANO C/ 28/04/2020
  
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1) ECOLOGIA: É uma ciência que se ocupa em estudar as relações dos seres vivos entre si e destes com o seu ambiente.

2) INDIVÍDUO: Apenas um único ser vivo, com características próprias. Psiu!! Seres vivos não são apenas os animais, mas também as bactérias, os fungos, as algas, os protozoários e as plantas também.

3) ESPÉCIE: A espécie é representada por um conjunto de indivíduos com características semelhantes entre si, capazes de intercruzar e ainda, de deixar descendentes férteis.

4) POPULAÇÃO: Conjunto de indivíduos, da mesma espécie, que habitam uma mesma área e se relacionam.

5) COMUNIDADE: Conjunto de populações viventes em uma mesma área, com afinidades entre si e que se relacionam.

6) ECOSSISTEMA: Conjunto de comunidades de determinada região, que se relacionam. Em um ecossistema temos fatores interdependentes a seguir:


·         BIÓTICOS: São aqueles que trocam matéria e energia com o meio. São representados pelos seres vivos em geral.
·         ABIÓTICOS: São aqueles que não trocam matéria e energia com os seres vivos. Água, luz, temperatura, pH, ar, gases, vapor de água, rochas, solos etc, são exemplos de fatores abióticos.
7) BIOSFERA: É o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra.


8) HABITAT: É o local mais provável de se encontrar determinada espécie.


9) NICHO ECOLÓGICO: É o conjunto de todas as atividades desempenhadas pelo ser vivo em seu habitat.


RELAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS


1. SOCIEDADE – Os indivíduos dividem o trabalho entre si; organizam – se em castas (classes).
Vantagem: como há especialização em determinadas tarefas, a população tem maior ganho evolutivo. Exemplos: sociedade das formigas, das abelhas e dos cupins.

2. COMENSALISMO – A relação de troca é alimentar. Apenas um dos indivíduos ganha. O outro não ganha, mas também não perde. Exemplo: peixe rêmora e tubarão.

3. INQUILINISMO – A relação de troca é por abrigo ou proteção. Apenas um dos indivíduos ganha. O outro não ganha, mas também não perde. Exemplo: peixe palhaço e anêmona do mar.
4. SIMBIOSE – Ambos os indivíduos envolvidos ganham. Pode ser:
·         Mutualismo: Quando há uma relação de dependência direta para a sobrevivência. Exemplo: Líquens (associação de fungo e alga).
Psiu!! Os líquens são bioindicadores da qualidade do ar, assim são utilizados em análises ambientais.

6. PREDATISMO – Um indivíduo destrói o outro fisicamente (mata!) para se alimentar. Exemplo: Cobra comendo rato, lagartixa comendo gafanhoto.

7. PARASITISMO – Um indivíduo se instala no outro e o prejudica fisicamente, sem necessariamente matá – ló. Exemplos: carrapatos nos cães, piolho em seres humanos.

8.COMPETIÇÃO – Os indivíduos lutam entre si por algum recurso. Apenas um ou os dois podem ser prejudicados.  Exemplo: briga entre dois leões para copular com uma fêmea.
QUESTÕES PROPOSTAS


1) Ao caminhar no parque da cidade em Feira de Santana, um astuto (esperto) aluno do 6º ano da Escola JPI observou 05 crianças brincando sobre um belo gramado. Junto dois cachorros participavam da brincadeira farejando uma fileira com 50 formigas em pleno trabalho. Uma das crianças segurava uma gaiola com 04 periquitos australianos que realizavam peripécias nos poleiros. Mais um feliz dia no parque! Sobre a cena responda:
a) Quantos organismos são observados?


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b) Quantas populações existem?


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c) Quantas comunidades existem neste ambiente?

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2) Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque A ALTERNATIVA que contém os números de componentes bióticos e abióticos, nessa ordem.






a) 6 e 7.
b) 4 e 8.
c) 5 e 7.
d) 6 e 6.
e) 4 e 8.

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