PROFESSOR VALDEVAN CIÊNCIAS 6°C
ATIVIDADE 1 DE CIÊNCIAS (COPIAR E RESPONDER)
6°C- 24/03
Questão 2 – Sublinhe os termos que indicam as ações do homem contra a natureza: “Querendo explorar, progredir e lucrar cada vez mais, ele acabou se voltando contra as águas, as florestas, o ar e o solo.”
Questão 3 – No trecho “Tornou-se até uma ameaça à qualidade e à continuidade da vida na Terra.”, a que o texto se refere?
Questão 4 – Releia este fragmento do texto: “Quando há falta de água e de energia elétrica, extinção de espécies animais e vegetais, ataque de pragas às lavouras, secas e enchentes nas cidades [...]” De acordo com o texto, os fatos enumerados acima são exemplos:
a) das finalidades das ações destruidoras do homem.
b) das causas das ações destruidoras do homem.
c) das condições das ações destruidoras do homem.
d) das consequências das ações destruidoras do homem.
Questão 5 – Na frase “E não é nada interessante essa queda-de-braço…”, o autor do texto:
a) cita um exemplo.
b) apresenta um fato.
c) expõe uma opinião.
d) faz uma comparação.
Questão 6 – Em “A questão é a seguinte: enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo [...]”, a palavra grifada exprime:
a) tempo
b) lugar
c) modo
d) oposição
Questão 7 – Na parte “[...] provando que já têm preocupação ecológica e sabem cuidar da natureza!”, o verbo destacado refere-se a quem?
Questão 8 – Aponte a passagem em que o autor do texto conversa diretamente com o leitor:
a) “Infelizmente, essa relação nem sempre é amigável.”
b) “Ao longo dos anos, o homem, animal racional, não mostrou inteligência [...]”
c) “[...] enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo [...]”
d) “Concorda?”
BONS ESTUDOS!!!!
6°C- 24/03
O que é Ecologia?
Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos (plantas, animais, seres
humanos) entre si e com o meio ambiente. Infelizmente, essa relação nem sempre é
amigável. Ao longo dos anos, o homem, animal racional, não mostrou inteligência e
responsabilidade suficientes quando o assunto era preservação da natureza. Querendo
explorar, progredir e lucrar cada vez mais, ele acabou se voltando contra as águas, as
florestas, o ar e o solo. A grave verdade é que esse uso indiscriminado dos recursos
naturais prejudica cada vez mais gente. Tornou-se até uma ameaça à qualidade e à
continuidade da vida na Terra. Quando há falta de água e de energia elétrica, extinção
de espécies animais e vegetais, ataque de pragas às lavouras, secas e enchentes nas
cidades, por exemplo, já é a natureza reagindo contra as ações destruidoras do homem.
E não é nada interessante essa queda-de-braço…
A questão é a seguinte: enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo, as
crianças podem surpreender, provando que já têm preocupação ecológica e sabem
cuidar da natureza!
Afinal, é o futuro delas que está em jogo. Concorda? [...]
ATIVIDADES
Questão 1 – Identifique a passagem do texto que define a Ecologia:Questão 2 – Sublinhe os termos que indicam as ações do homem contra a natureza: “Querendo explorar, progredir e lucrar cada vez mais, ele acabou se voltando contra as águas, as florestas, o ar e o solo.”
Questão 3 – No trecho “Tornou-se até uma ameaça à qualidade e à continuidade da vida na Terra.”, a que o texto se refere?
Questão 4 – Releia este fragmento do texto: “Quando há falta de água e de energia elétrica, extinção de espécies animais e vegetais, ataque de pragas às lavouras, secas e enchentes nas cidades [...]” De acordo com o texto, os fatos enumerados acima são exemplos:
a) das finalidades das ações destruidoras do homem.
b) das causas das ações destruidoras do homem.
c) das condições das ações destruidoras do homem.
d) das consequências das ações destruidoras do homem.
Questão 5 – Na frase “E não é nada interessante essa queda-de-braço…”, o autor do texto:
a) cita um exemplo.
b) apresenta um fato.
c) expõe uma opinião.
d) faz uma comparação.
Questão 6 – Em “A questão é a seguinte: enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo [...]”, a palavra grifada exprime:
a) tempo
b) lugar
c) modo
d) oposição
Questão 7 – Na parte “[...] provando que já têm preocupação ecológica e sabem cuidar da natureza!”, o verbo destacado refere-se a quem?
Questão 8 – Aponte a passagem em que o autor do texto conversa diretamente com o leitor:
a) “Infelizmente, essa relação nem sempre é amigável.”
b) “Ao longo dos anos, o homem, animal racional, não mostrou inteligência [...]”
c) “[...] enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo [...]”
d) “Concorda?”
BONS ESTUDOS!!!!
Comentários
Postar um comentário